sexta-feira, 1 de dezembro de 2017

SOBRE TER DEPRESSÃO - Um dia de cada vez

Olá, amigo!
Escrevo este texto aqui para informá-lo a quantas andas o meu tratamento contra a depressão e ansiedade. Ainsa estou a base de medicamentos e sinto alguma evolução, sim. As vezes ainda me pego triste e desanimado (esta semana tem sido assim), mas na maioria do tempo me sinto bem. O choro fácil e a sensação de estar com a garganta amarrada são acontecimentos cada vez mais raros. No entanto, o receio de ter as crises novamente ainda é bem presente.

Outra boa notícia é que, depois de quase perder 10 quilos, estou ganhando peso de novo, mais rápido do que imaginei até (a paroxetina abre o apetite de tal forma que é preciso ter cuidado para não comer os pés da mesa). Meu bom humor está voltando aos poucos também e já consigo socializar com amigos e colegas do trabalho, o que nos últimos dias era impossível.

Ainda que os efeitos dos remédios não tenham atingido o auge dentro do meu organismo (em média leva 2 meses para fazer o efeito completo, segundo os médicos), algo notável é a paralisação dos pensamentos ruins que dominavam minha mente e que me fizeram crer, em um episódio “apenas”, que o suicídio era uma hipótese bastante considerável. Já consigo controla-los e, graças a Deus, isso não voltou a acontecer.

_____________________________________________________________________________

NOTA| Tenho lido muito sobre esse problema e faço parte de um grupo de apoio no Facebook e isso tem me ajudado a me entender melhor e perceber que, infelizmente, isso é mais comum do que a gente pensa que é (faço questão de frisar isso em todos os meus textos porque seu colega do lado pode estar vivendo esse momento e as vezes não percebemos. Não me canso de dizer também da importância de Deus, da família e dos amigos!). 

_____________________________________________________________________________


A verdade é que, em comparação ao que passei nos primeiros 15 dias do tratamento, hoje eu consigo dizer que estou muito melhor (com todas as ressalvas ditas acima) e isso não tem preço. O alívio que sinto ao acordar pela manhã e não ter mais a sensação de que o mundo vai desmoronar sobre minha cabeça tem me ajudado a entender o boicote que eu sofria da minha própria cabeça e tem feito com que eu queira dar sempre mais um passo rumo à minha total recuperação. Digamos que estou no meio dessa caminhada, mas com a ajuda de Deus, família e amigos, em breve estarei 100% novamente!




Nenhum comentário: